Santa Casa participa do 2º Mutirão da Catarata

A Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto está participando do 2º Mutirão de Cirurgia da Catarata em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo serão realizadas 80 cirurgias no hospital.

Os procedimentos que tiveram início na manhã de hoje, 24, pelo departamento de catarata da equipe de oftalmologia da Santa Casa encerram amanhã, 25/07.

De acordo com a médica preceptora do Serviço de Oftalmologia do hospital, Dra. Daniela Felipe (CRM 88828), os pacientes têm se mostrado satisfeitos com a antecipação das cirurgias, “muitos teriam que esperar de cinco a seis meses para a realização do procedimento e estão sendo chamados, a intenção é zerar a fila de espera para cirurgias de catarata no município”, ressalta.

Para a realização das cirurgias, os pacientes são submetidos a exames pré-operatórios e visita anestésica. Todos recebem um kit com óculos escuros de proteção e colírio pós-operatório, além de acompanhamento médico. “Esses pacientes são assistidos semanalmente durante toda sua recuperação, depois continuam sendo atendidos no ambulatório da Santa Casa”, reforça Dra. Daniela.

A paciente Adélia das Graças Silva, 59 anos, fez a primeira cirurgia de catarata no mutirão em 2017, agora retornou para fazer o segundo procedimento. Para ela, a cirurgia fez uma enorme diferença.

“A cirurgia é muito rápida e recebemos toda a assistência necessária, tanto da equipe de enfermagem, quanto da equipe médica, isso ajuda muito na recuperação”, disse.

Durante o 1º Mutirão da Catarata realizado em 2017, a Santa Casa atendeu 151 pacientes em parceria com a Secretaria da Saúde. Mensalmente a equipe de oftalmologia do hospital realiza 42 procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Paciente faz segunda cirurgia de catarata em mutirão na Santa Casa.

Kit entregue a cada paciente