Cirurgia com técnica inédita é realizada na Santa Casa

No dia 24 de novembro, a equipe de ginecologia e obstetrícia, liderada pela médica Dra. Maria Cecília Feitosa realizou três cirurgias para correção de Prolapso de Cúpula Vaginal e de Incontinência Urinária de Cistocele e Enterocele, utilizando telas fixadas para correção. Os procedimentos foram transmitidos ao vivo por vídeo conferência.

As cirurgias foram coordenadas pelo médico urologista Dr. Jorge Duarte Ribeiro, especialista no assunto. O procedimento requer habilidades cirúrgicas e conhecimento mais profundo da anatomia pélvica, quando comparada às técnicas convencionais sem o uso das telas.

Segundo Feitosa, a correção por tela impede um novo prolapso, sendo uma novidade para o campo médico. Ela explica que as três pacientes foram selecionadas pelo serviço de ginecologia do hospital. “Todos os procedimentos foram muito bem executados, com a nova técnica melhorará de sobremaneira a qualidade de vida das pacientes”, destaca Feitosa.

A equipe cirúrgica foi composta pelos médicos Dr. Jorge Duarte, Dra. Maria Cecília Feitosa, Dr. Fábio Ponton, mastologista, Dr. Milton Queiroz P Filho, ginecologista e obstetra e pelas médicas residentes em ginecologia, Dra. Larissa T. Freitas e Dra. Marília Veccechi B. Zaccaro.

A equipe do médico Dr. Gilberto Saber, médicos residentes do serviço de urologia e ginecologia, médicos de várias regiões do país, inclusive Marabá (PA) acompanharam os procedimentos através de uma transmissão simultânea. O médico ginecologista e diretor clínico da Unaerp, Dr. Fernando Marcos Gomes, também esteve presente.

A transmissão permitiu a interação da equipe médica do Centro Cirúrgico com a plateia. A médica afirma que os procedimentos foram muito importantes e permitiu uma grande troca de informações e experiência. A abordagem das cirurgias reconstrutivas têm sido influenciada nas últimas décadas pelos crescentes conhecimentos da anatomia e funcionamento do aparato de sustentação e suspensão dos órgãos pélvicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *