Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a Santa Casa de Ribeirão Preto

A Santa Casa de Ribeirão Preto recebeu a acreditação ONA nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

“Acreditação” é um processo voluntário e rigoroso em que Instituições de saúde são avaliadas por padrões de excelência, tanto em relação à infraestrutura física quanto aos processos de atendimento, gestão e segurança do paciente. Receber esse certificado é uma conquista significativa, pois reflete a capacidade de oferecer um serviço de saúde confiável e alinhado com as melhores práticas do setor.

A importância da acreditação para um hospital é multifacetada. Primeiramente, esse reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados, promovendo a credibilidade e a confiança dos pacientes e seus familiares. Além disso, a acreditação estimula a busca constante pela melhoria contínua, incentivando a Instituição a aprimorar suas práticas e processos, otimizando os recursos e aumentando a eficiência do atendimento.

O superintendente da Santa Casa de Ribeirão Preto, Dr. Marcelo Di Bonifacio, falou sobre a importância do engajamento da equipe no processo e citou o sentimento perante o encerramento deste ciclo:

“A grande questão era sermos acreditados por nossos valores; saímos felizes e gratos pelo empenho de todo o time da Santa Casa e ao olhar minucioso do processo de acreditação. Esse é um fechamento positivo e desafiador para todos nós”, ressaltou o superintendente.

A acreditação desempenha um papel fundamental para a Santa Casa de Ribeirão Preto, conferindo-lhe um selo de excelência e reconhecimento no cenário da saúde.

Esse processo voluntário e rigoroso atesta a qualidade dos serviços prestados pela Instituição, abrangendo infraestrutura, processos de atendimento, gestão e segurança do paciente.

Além de promover a credibilidade e confiança junto à comunidade local e aos pacientes, a acreditação estimula a busca constante pela melhoria contínua e pela adoção das melhores práticas do setor. Isso se reflete em um atendimento mais eficiente, seguro e humanizado, onde profissionais altamente capacitados trabalham em prol do bem-estar e da saúde dos pacientes.

A Santa Casa de Ribeirão Preto reforça seu compromisso com a qualidade, demonstrando seu papel vital como referência no cuidado à saúde e segurança dos que recebem seus serviços.