Manual do Cliente

Manual de Internação Hospitalar

Este manual foi elaborado com a expectativa de que sua estadia seja breve. Desejamos que você se sinta totalmente acolhido e cuidado por nossa equipe multiprofissional especializada, que está comprometida com sua recuperação e com todo o processo de cuidados diários até o momento de sua alta.

 

Alerta de Golpe

O hospital não realiza cobranças nem solicita informações por telefoe ou redes sociais para a realização de exames, compra de medicamentos ou qualquer procedimento médico. Lembre-se: nunca faça depósitos bancários ou PIX. Se for abordado, entre em contato com o Encarregado de Dados (DPO) do hospital pelo telefone (16) 3605-0865 ou por e-mail dpo@santacasarp.com.br.

 

Regras e Normas

Traga SOMENTE o essencial para sua estadia. A responsabilidade pela guarda e integridade de objetos pessoais é do paciente e de seus acompanhantes. Ao sair, verifique se não esqueceu nenhum objeto. O paciente ou seu acompanhante são responsáveis pelos custos de reparação em caso de danos à infraestrutura da acomodação ou instalações do hospital.

 

É PROIBIDO FUMAR nas dependências do hospital, abrangendo tanto áreas internas, mesmo que sejam ambientes descobertos, quanto externas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 13.541, de 07 de maio de 2009.

O SILÊNCIO é primordial na recuperação do paciente, evite conversas altas e barulho no ambiente hospitalar.

É PROIBIDA a entrada de alimentos e bebidas na instituição, a fim de evitar o risco de infecção hospitalar.

É proibido fotografar, filmar e gravar sem autorização. O ato de exposição indevida ou não autorizada da imagem é considerado ilegal, conforme estabelecido pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Art. 5º X da Constituição da República Federativa do Brasil e Art. 20 do Código Civil), Lei nº 13.709/2018. Ressaltamos que, em caso de descumprimento, o hospital poderá tomar as medidas cabíveis para proteger os direitos e privacidade das pessoas envolvidas.

 

 

Assistência Integrada – Equipe Multidisciplinar

Visando sua segurança e tranquilidade, o hospital disponibiliza equipes de médicos e demais profissionais de saúde 24 horas por dia. Por questões de segurança e privacidade, informações sobre o estado de saúde dos pacientes serão fornecidas exclusivamente pelas equipes responsáveis.

Cada setor conta com um enfermeiro responsável, portanto, qualquer solicitação ou informação deve ser direcionada a esse profissional. Mesmo quando o paciente estiver acompanhado de um enfermeiro particular, a supervisão, orientação e disciplina do serviço de enfermagem são de responsabilidade exclusiva do profissional designado para o setor.

 

SND – Serviço de Nutriçãoe Dietética

Não é permitido trazer ou fornecer alimentos aos pacientes sem prévia autorização ou prescrição médica. Nossa equipe de nutrição está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre as dietas pelo telefone:

(16) 3605-0609.

As refeições para os pacientes são servidas nos seguintes horários:

Desjejum: das 7h às 8h
Almoço: 10h30
Lanche: 14h30
Jantar: 16h30
Complementar Noturna: 20h

 

Serviço de Hotelaria:

O serviço de hotelaria da Santa Casa de Ribeirão Preto está à disposição para atender suas dúvidas e garantir uma estadia confortável. Lembramos que os itens fornecidos, como lençol, fronhas e travesseiros, são de uso exclusivo do hospital e não devem ser levados para casa. Para esclarecimentos, basta entrar em contato pelo telefone: (16) 3605-0709.

 

Visitas e Acompanhantes 

As visitas serão realizadas diariamente, nos horários abaixo, de acordo com cada setor:

Enfermarias: das 15h às 20h
Pediatria: das 15h às 20h
Maternidade: das 15h às 20h
CTI/UTI/POLI: das 16h às 17h

As visitas são permitidas com limitação de 2 pessoas por dia com revezamento. A troca é permitida em dois horários: 7h e 19h

Para os pacientes com internação particular ou para idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiencia, transtornos mentais, oncologicos e menores de 18 anos, é garantido o direito a 1 acompanhante 24 horas por dia.

Em situações excepcionais que demandem a presença de um acompanhante por 24 horas, levando em consideração possíveis deficiências e limitações do paciente, a avaliação será conduzida individualmente pela equipe médica e de psicologia, sendo autorizada pela equipe do Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Para pacientes em leitos de isolamento respiratório, a presença de acompanhantes é proibida devido ao risco de transmissão da doença, exceto para pacientes
menores de idade.

UTI neonatal/pediátrica opera em caráter excepcional, permitindo a presença de 1 acompanhante (pais ou responsável) por 24h, com possibilidade de revezamento a cada 12h.

Na maternidade, é permitida a presença de 1 acompanhante escolhido pela parturiente durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, com autorização para a troca nos horários estabelecidos às 7h e às 19h.

Essa medida está em conformidade com a Lei do Acompanhante (Lei Federal 11.108/2005) e reforça o compromisso da Santa Casa de Ribeirão Preto como um Hospital Amigo da Criança.

 

 

Visitas e Acompanhantes

Se o paciente for transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou Centro de Terapia Intensiva (CTI), é necessário que os acompanhantes desocupem o quarto.

 

Orientações aos visitantes e acompanhantes:

• Ter idade igual ou superior a 18 anos;
• Estar em bom estado de saúde, sem dores no corpo, dor de cabeça, febre, coriza, dor de garganta, tosse ou diarreia;
• Respeitar a privacidade e individualidade do paciente em procedimentos, repouso, alimentação e banho;
• Permanecer ao lado do leito de seu familiar e não se aproximar de outros leitos;
• Fazer silêncio nas dependências do hospital;
• Utilizar álcool gel disponiveis nos dispenseres;
• Seguir todas as orientações e indicações
dos profissionais de saúde.
• Não estar grávida;
• Não ter tido contato próximo com alguém positivo para COVID-19 nos últimos 14 dias;
• Não manipular equipamentos sem orientação da equipe assistencial;
• Para maiores de 60 anos, é obrigatório ter recebido as 3 doses da vacina contra COVID-19 ou ter tido COVID-19 comprovadamente nos últimos 90 dias, além de não apresentar descompensação de doenças de base.
• Devido ao alto risco de contaminação, sugerimos aos visitantes/acompanhantes que venham sem nenhum tipo de adorno (brincos, anéis, pulseiras, relógios e similares) ou demais pertences durante a visita.

 

 

Conta Hospitalar

Clientes Conveniados:
Para a internação, é obrigatória a apresentação da guia de internação e/ou dos procedimentos autorizados, além dos documentos solicitados.

Pacientes conveniados que desejem uma acomodação diferente da oferecida pelo convênio devem pagar a diferença de taxas relacionadas no caixa hospitalar.

 

Clientes particulares:
No momento da internação, o paciente deverá efetuar um depósito bancário. As despesas serão descontadas desse depósito, e sempre que o saldo estiver negativo, o setor do caixa solicitará um novo depósito.

Eventuais créditos, após a alta hospitalar, serão restituídos em até 8 dias úteis, via crédito em conta bancária. Durante o fechamento da conta hospitalar, o paciente e o acompanhante devem aguardar no quarto/ apartamento até o contato do setor do caixa.

Para mais informações, ligue para (16) 3605-0619.

 

Rede de Apoio Espiritual
A Santa Casa de Ribeirão Preto possui uma capela onde são realizadas missas às segundas-feiras às 16h. Além disso, a instituição conta com a Rede de Apoio Espiritual, cujos membros podem visitar os leitos mediante solicitação à equipe de enfermagem ou à coordenação da Rede de Apoio Espiritual no hospital.

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (16) 3605-0067.

 

Contato – Assessoria de Imprensa
Em caso de dúvidas ou informações relacionadas à Instituição, favor contatar a Assessoria de Imprensa (Gleice Lira – Jornalista MTB 008516/SP) pelo telefone (16) 3605-0778 ou pelo e-mail imprensa@santacasarp.com.br

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