Manual do Cliente

Manual do Cliente

Esperamos que sua permanência seja breve e que você possa sair totalmente recuperado. Devido a Pandemia causada pelo Coronavírus, precisamos restringir as visitas e mudar protocolos, a fim de evitar a propagação do vírus.

 

Assistência Médica e de Enfermagem

Para sua segurança e tranquilidade o hospital disponibiliza equipes de médicos plantonistas 24 horas, quando solicitados, eles atendem aos pacientes notificando o médico titular em seguida.

O serviço de enfermagem e os demais só estão autorizados a cumprir determinações dos médicos responsáveis ou de seus assistentes autorizados, ficando restrito aos médicos toda e qualquer informação sobre o paciente e seu estado de saúde.

Cada setor tem um enfermeiro responsável, portanto toda solicitação ou informação deve ser direcionada ao profissional. Ainda que o paciente esteja acompanhado de um enfermeiro particular, a supervisão, orientação e a disciplina do serviço de enfermagem é de exclusiva competência do responsável pelo setor.

 

Transferência

Se o paciente for transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou Centro de Terapia Intensiva (CTI), o quarto deverá ser desocupado pelos acompanhantes.

 

Conta Hospitalar

 

Clientes particulares:

O paciente no ato da internação deverá efetuar um depósito bancário;

As despesas do paciente são descontadas do depósito, sempre que o saldo estiver negativo o setor do caixa solicitará novo depósito;

Eventuais créditos, após a alta hospitalar, serão restituídos em 8 dias úteis, via crédito em conta bancária; Não aceitamos cheques. Durante o fechamento da conta hospitalar, o paciente e o acompanhante deverão aguardar no quarto/apartamento até o contato do setor do caixa. Ramal 619

 

Clientes Conveniados:

Para internação é obrigatória a apresentação da guia de internação e de procedimentos autorizados.

Em casos de urgência em que não é possível autorizar a guia, o paciente será internado no particular, sendo necessária a autorização da operadora de convênio no próximo dia útil;

Pacientes conveniados que queiram uma acomodação superior, diferente da oferecida pelo convênio deverão pagar a diferença de taxas relacionadas, no caixa hospitalar.

 

Serviço de Hotelaria

O serviço de hotelaria disponibiliza os Controles da TV e do Ar Condicionado para as Unidades de Internação que possuem os mesmos, na internação do paciente;

Fornece aos Pacientes o Enxoval Completo: lençol, travesseiro, fronha, cobertor, toalha de banho, toalha de rosto, tapete e amenities;

Disponibiliza aos pacientes Serviço de Camareira 24 horas

Todos os pertences e objetos de valor portados pelo paciente são de inteira responsabilidade dos mesmos e de seus acompanhantes.

 

Informações ramal 709.

 

Nutrição

Não é permitido trazer e fornecer alimentos aos pacientes sem prévia autorização médica.

O serviço de nutrição disponibiliza de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, uma nutricionista que está à disposição para esclarecimentos e orientações quanto às dietas. Em caso de dúvidas ligue no ramal 609.

 

As refeições para pacientes são servidas nos seguintes horários:

 

Desjejum: das 7h às 8h

Almoço: 10h30

Lanche: 14h30

Jantar: 16h30

Complementar Noturna: 20h

 

Visitas e Acompanhantes

 

Devido a Pandemia, as visitas e os acompanhantes seguem novos critérios, a fim de evitar a propagação do Coronavírus.

 

  • Será permitido 1 acompanhante nos casos de idosos, portadores de necessidades especiais e menores de 18 anos, sendo que a troca de acompanhante poderá ocorrer a cada 12h (às 7h e às 19h INDEPENDENTE do horário de internação do paciente);
  • Para pacientes com internação particular é permitido acompanhantes 24h por dia, com troca às 7h e às 19h
  • Casos excepcionais, que o médico achar necessário a presença de um acompanhante 24h por dia, deverão ser avaliados individualmente pela equipe de CCIH, considerando possíveis deficiências e limitações do paciente;
  • Para paciente em leitos de terapia intensiva ou em enfermaria COVID-19, fica proibido a presença de acompanhante, devido a risco de transmissão da doença para o acompanhante, exceto pacientes menores de idade;
  • UTI neonatal/pediátrica, funciona em caráter de exceção, sendo liberado a presença de 1 acompanhante (pais ou responsável) 24h, podendo ocorrer revezamento a cada 12h;
  • Na maternidade fica permitido 1 acompanhante, de escolha da gestante, sendo autorizada a troca às 7h e às 19h;
  • Visitas passam a ser liberadas nas enfermarias, UTI, CTI e POLI, exceto MATERNIDADE;
  • As visitas ocorrerão diariamente;
  • Os horários de visitas serão por setor:
    1. Enfermarias: das 15h às 18h
    2. Pediatria: das 15h às 18h
    3. CTI/UTI/POLI: das 16 às 17h
  • Requisitos para acompanhantes e visitantes
    1. Maiores de 18 anos e menores de 70 anos
    2. Em caso de maiores de 60 anos, obrigatório ter tomado as 2 doses da vacina contra COVID-19 ou ter tido COVID-19 comprovadamente nos últimos 90 dias, além de não apresentar nenhuma descompensação de doenças de base;
    3. Pessoas que estejam bem de saúde, não apresentem sintomas como: mialgia, cefaleia, febre, coriza, odinofagia, tosse, diarreia
    4. Não estar gestante
    5. Não ter tido contato próximo com paciente positivo para COVID-19 nos últimos 14 dias (orientado fazer a quarentena)
  • O visitante/acompanhante deverá:
    1. Utilizar máscara durante toda a permanência no hospital;
    2. Ser estimulado e orientado quanto a utilizar álcool gel;
    3. Permanecer ao lado do leito de seu familiar, não se aproximar de outros leitos;
    4. Não ter contato físico com outros leitos, pacientes ou acompanhantes;
    5. Não circular pelas dependências do hospital;
    6. Trazer o mínimo possível de pertences.

Boletim Covid: diário. A equipe médica ou o serviço de psicologia entram em contato com o familiar indicado para receber as informações do paciente.

 

Acolhimento multiprofissional do Convênio

 

Segunda a sexta: das 6h às 20h

 

Sábado: das 7 às 12h – Sala de acolhimento multiprofissional

 

*** Não estão permitidas visitas e acompanhantes no Centro Cirúrgico.

 

Obs: As normas quanto aos acompanhantes estão sujeitas às restrições e orientações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do médico responsável.

 

Regras e Normas

No momento da internação, sugerimos que você traga apenas o necessário para a sua estadia. Não nos responsabilizamos pelos pertences e objetos dos pacientes, esses são de inteira responsabilidade dos mesmos e de seus acompanhantes. Ao deixar o hospital, confira se não esqueceu nenhum objeto no apartamento ou quarto. Em caso de danificação de pertences da acomodação ou do hospital, o paciente/acompanhante será responsabilizado financeiramente.

 

Informações Gerais

Para garantir a segurança e o bem-estar de todos, em particular dos pacientes:

O hospital disponibiliza álcool gel e pias com água e sabão em todos os setores;

É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA DE PROTEÇÃO EM TODO O HOSPITAL (DECRETO 64.959, DE 4 DE MAIO DE 2020 – Resolução 96 de 29 de junho de 2020.

É PROIBIDO FUMAR nas dependências do hospital, áreas internas e externas (Lei Estadual 13.541, de 07 de maio de 2009);

O SILÊNCIO é primordial na recuperação do paciente, evite conversas altas e barulho nos corredores;

É proibido fotografar e filmar sem autorização: É ilegal o ato de exposição da imagem indevida ou sem autorização (Constituição da República Federativa do Brasil, Art. 5º X, Código Civil, Art. 20).

 

Alerta Golpe 

Alertamos ainda, pacientes, acompanhantes e colaboradores para uma ação ilegal que tem sido amplamente noticiada pela imprensa: Golpistas estariam telefonando para pacientes e familiares para exigir depósitos em conta bancária em nome de pessoas sem qualquer vínculo com o hospital. Em caso de ligação suspeita, não aceite ofertas e nem efetue depósitos, comunique imediatamente à polícia e a direção deste Hospital.

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