Santa Casa de Ribeirão possui selo de “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC). Entenda como funciona a Política de Incentivo ao Aleitamento Materno e Cuidados com a Saúde da Mulher

Um hospital com o selo de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma instituição de saúde que atende aos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover, proteger e apoiar a amamentação. Esse selo é concedido a hospitais que implementam os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, que incluem ações como:

1. Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
  2. Treinar toda a equipe de cuidados de saúde nas habilidades necessárias para implementar essa política.
  3. Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.
  4. Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.
  5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se forem separadas de seus bebês.
  6. Não dar aos recém-nascidos nenhum alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja clinicamente indicado.
  7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
  8. Incentivar a amamentação sob livre demanda.
  9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a lactentes amamentados.
  10. Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta hospitalar.

A IHAC foi criada em 1990 pela OMS e UNICEF, em resposta ao chamado para a ação da Declaração de Innocenti, conjunto de metas criadas com o objetivo de resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso. Nos últimos anos essa iniciativa tem crescido, contando atualmente com mais de 20 mil hospitais credenciados em 156 países do mundo, incluindo o Brasil.

Hospitais que seguem essas diretrizes ajudam a garantir um ambiente que apoia a amamentação, contribuindo para a saúde e o bem-estar das mães e dos bebês.

A Santa Casa, seguindo as diretrizes da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promove ações de incentivo ao aleitamento materno, destacando a importância de uma equipe treinada e dessa cultura na instituição. Ter profissionais capacitados garante que as mães recebam orientações corretas e apoio contínuo, essencial para o sucesso da amamentação. Essa cultura fortalece o vínculo entre mãe e bebê, contribui para a saúde de ambos e reflete o compromisso da Santa Casa em oferecer cuidados de alta qualidade e humanizados.

A importância da “Lei do Acompanhante” na Santa Casa de Ribeirão Preto

No contexto da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), a Lei do Acompanhante, que garante às gestantes o direito de ter um acompanhante de sua escolha durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, é de grande importância. Essa lei reforça o compromisso do IHAC com o bem-estar e a humanização do atendimento materno-infantil. Ter um acompanhante presente oferece suporte emocional, reduz a ansiedade e o estresse da mãe, e pode melhorar os resultados do parto. A Santa Casa, comprometida com as diretrizes do IHAC, assegura o cumprimento dessa lei, criando um ambiente acolhedor e seguro para as mães e seus bebês.

Além de proporcionar apoio emocional, a Lei do Acompanhante também facilita uma experiência de parto mais positiva e participativa. A presença do acompanhante escolhido pela gestante contribui para a segurança e o conforto durante o processo de parto, promovendo uma sensação de proteção e bem-estar. Essa prática é fundamental para fortalecer o vínculo familiar desde o início da vida do bebê e para incentivar uma participação ativa do parceiro ou de outro acompanhante na jornada da maternidade. A Santa Casa, alinhada com os princípios do IHAC, valoriza e promove essa política, garantindo um atendimento mais humano e integrado para as gestantes.

Confira os Mitos e Tabus da Amamentação: