Lean nas Emergências: Santa Casa de Ribeirão é selecionada para projeto que visa reduzir a superlotação e ampliar rotatividade de leitos

O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP- A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

“Lean” é uma filosofia de gestão e uma abordagem sistemática que visa melhorar a eficiência e reduzir desperdícios em processos de produção e operações. Ele se concentra na eliminação de atividades desnecessárias, redução de estoques, otimização do fluxo de trabalho e melhoria contínua.

O projeto baseia-se em princípios como valor agregado, respeito pelas pessoas, melhoria contínua e pensamento enxuto. Por meio da identificação e eliminação de atividades que não agregam valor, o Lean busca aumentar a qualidade, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente / paciente.

O Lean foca no envolvimento de todos os níveis da organização e a implementação de ferramentas como #Kanban, #5S, #Kaizen e #Just-in-Time para alcançar uma operação mais eficiente e competitiva.

Ao implementar o Projeto Lean no SUS, diversas instituições de saúde têm colhido benefícios significativos.

Redução de desperdícios: A metodologia Lean identifica e elimina atividades que não agregam valor aos processos de atendimento, como esperas desnecessárias, retrabalhos e estoques excessivos. Isso resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis, reduzindo custos e otimizando o tempo dos profissionais de saúde e dos pacientes.

Aumento da produtividade: Por meio da análise minuciosa dos fluxos de trabalho, o Projeto Lean permite identificar gargalos e pontos de estrangulamento, possibilitando a implementação de soluções para melhorar a produtividade. Com processos mais eficientes, os profissionais de saúde conseguem atender um maior número de pacientes sem comprometer a qualidade do atendimento.

Melhoria da qualidade do atendimento: Através da padronização de procedimentos e da identificação de oportunidades de melhoria, o Projeto Lean promove a qualidade do atendimento no SUS. Ao eliminar erros e retrabalhos, os profissionais de saúde conseguem oferecer um serviço mais seguro e preciso, resultando em melhores resultados para os pacientes.

Engajamento dos profissionais de saúde: Ao adotar uma abordagem colaborativa, o Projeto Lean incentiva a participação ativa dos profissionais de saúde na identificação de problemas e na busca por soluções. Isso contribui para o engajamento da equipe, promove um ambiente de trabalho mais satisfatório e favorece a cultura de melhoria contínua.

Melhoria do acesso e redução de filas: Através da otimização dos fluxos de pacientes e da redução do tempo de espera, o Projeto Lean contribui para melhorar o acesso aos serviços de saúde no SUS. Isso é especialmente importante para pessoas que dependem do sistema público como única opção de atendimento.

Ao adotar o Projeto Lean, o SUS pode aprimorar seus processos, garantir um atendimento mais eficiente e de qualidade, além de otimizar o uso dos recursos disponíveis. Essa metodologia traz uma abordagem inovadora e promissora para a gestão da saúde pública, buscando sempre a melhoria contínua em prol da população.

2 Respostas