Santa Casa de Ribeirão Preto sedia reunião regional da FEHOSP

A Santa Casa de Ribeirão Preto recebeu, nesta quarta-feira (23), representantes das Santas Casas da região para mais uma reunião regional da FEHOSP, liderada pelo presidente Edson Rogatti.

Durante as discussões, foram abordados temas fundamentais para a área da saúde como a regionalização do Governo do Estado de São Paulo, Emendas Parlamentares e o Piso da Enfermagem.

Na foto, da esquerda para a direita: Fernando Toro, provedor da Santa Casa de Ribeirão Preto. Edson Rogatti, Presidente da FEHOSP. Odete Mondini, diretora administrativa e Fábio Lopes Peporine, gerente administrativo.

Confira abaixo detalhes de cada tema:

Regionalização do Governo de São Paulo:
A regionalização do governo de São Paulo é um processo estratégico que busca aprimorar a organização e a eficiência dos serviços públicos, especialmente na área da saúde. Através da descentralização das decisões e da gestão, o governo visa adaptar os serviços de acordo com as particularidades de cada região, promovendo um acesso mais equitativo e adequado aos cuidados médicos. Esse enfoque regional também proporciona uma maior integração entre os diversos níveis de atendimento, possibilitando uma coordenação mais eficaz entre os hospitais, clínicas e centros de saúde, resultando em uma assistência mais eficiente e centrada no paciente. Além disso, a regionalização visa fortalecer parcerias locais e otimizar a alocação de recursos, contribuindo para um sistema de saúde mais resiliente e adaptável às necessidades específicas de cada área geográfica.

Emendas Parlamentares:
As emendas parlamentares direcionadas à saúde regional desempenham um papel crucial no fortalecimento das Santas Casas e demais instituições de saúde. Esses recursos, provenientes do compromisso dos legisladores em promover o bem-estar da população, desempenham um papel transformador ao viabilizar investimentos vitais em infraestrutura, equipamentos e serviços médicos de alta qualidade. Para as Santas Casas, que frequentemente atendem regiões onde o acesso à assistência médica é fundamental, as emendas parlamentares são uma fonte essencial de financiamento. Elas permitem melhorias nas estruturas, expansão de serviços e aquisição de tecnologias avançadas, garantindo que as instituições possam continuar oferecendo um atendimento de excelência, salvando vidas e contribuindo significativamente para a saúde da comunidade local.

Piso da Enfermagem:
A discussão sobre o piso da enfermagem é de suma importância para as Santas Casas, pois reflete o compromisso com o reconhecimento e valorização dos profissionais que são o coração pulsante do sistema de saúde. Nas Santas Casas, os enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares desempenham um papel vital no cuidado direto aos pacientes, oferecendo suporte emocional, administrando tratamentos e medicamentos, e garantindo que a assistência médica seja prestada com excelência. Ao debater e buscar a implementação de um piso justo, as Santas Casas reafirmam seu compromisso com a qualidade do atendimento e com o respeito à dedicação incansável dos profissionais de enfermagem, assegurando não apenas melhores condições de trabalho, mas também um ambiente propício para que esses profissionais possam exercer sua vocação e expertise de forma plena, resultando em uma assistência de saúde mais humanizada e eficaz.