SESMT Promove Treinamento Sobre Gerenciamento de Resíduos em Serviço de Saúde

No intuito de fortalecer as práticas ambientais e garantir a segurança de colaboradores e pacientes, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa de Ribeirão Preto promoveu um treinamento´, em parceria com a MAFRA, sobre o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

O treinamento, conduzido pelo engenheiro ambiental Kaique Oliveira, teve como foco principal conscientizar os colaboradores sobre a correta manipulação, segregação e descarte de resíduos provenientes das atividades hospitalares. A gestão adequada desses resíduos é fundamental não apenas para atender aos requisitos legais, mas principalmente para preservar o meio ambiente e evitar riscos à saúde pública.

O gerenciamento adequado de resíduos em um ambiente hospitalar desempenha um papel crucial na prevenção de contaminações e na promoção de um ambiente seguro para todos. Com a geração constante de resíduos biológicos, químicos e perfurocortantes, é imperativo que os profissionais de saúde estejam plenamente cientes das práticas seguras de manipulação e descarte. Além disso, o descarte inadequado de resíduos de saúde pode resultar em consequências desastrosas para o meio ambiente, contaminando solos e águas.

O compromisso do SESMT em proporcionar treinamentos de alta qualidade evidencia a constante busca por aprimoramento e excelência no cuidado hospitalar. Ao investir na capacitação dos colaboradores, a Santa Casa de Ribeirão Preto reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança, promovendo um ambiente saudável para todos.

Os resíduos hospitalares podem ser classificados em diversas categorias, cada uma demandando uma abordagem específica em seu tratamento e descarte. A correta segregação desses resíduos é fundamental não apenas para cumprir normativas legais, mas também para minimizar riscos à saúde pública e preservar o meio ambiente.

Vamos destacar os principais tipos de resíduos hospitalares e a importância da segregação adequada:

1. Resíduos Infectantes:
    • Exemplos: materiais contaminados com agentes biológicos, como luvas e gazes utilizadas em procedimentos.
    • Importância da segregação: Evita a propagação de doenças infecciosas, garantindo a segurança de profissionais de saúde, pacientes e da comunidade em geral.
  2. Resíduos Químicos:
    • Exemplos: medicamentos vencidos, produtos de limpeza, reagentes laboratoriais.
    • Importância da segregação: Previne reações químicas indesejadas e reduz a contaminação ambiental, garantindo um descarte seguro e controlado.
  3. Resíduos Radioativos:
    • Exemplos: materiais usados em exames radiológicos.
    • Importância da segregação: Minimiza a exposição desnecessária a radiações, protegendo a saúde humana e preservando o meio ambiente.
  4. Resíduos Perfurocortantes:
    • Exemplos: agulhas, bisturis, objetos cortantes.
    • Importância da segregação: Reduz riscos de acidentes, evitando ferimentos e a possível transmissão de doenças através de objetos perfurantes contaminados.
  5. Resíduos Comuns:
    • Exemplos: papéis, embalagens, restos de alimentos.
    • Importância da segregação: Facilita a reciclagem e reduz a quantidade de resíduos a serem destinados a aterros sanitários, promovendo a sustentabilidade.

A segregação correta é vital porque cada tipo de resíduo requer tratamento específico, seja por incineração, autoclavagem, reciclagem ou outro método apropriado. Misturar diferentes tipos de resíduos pode comprometer a eficácia desses processos e aumentar os riscos ambientais e de saúde.

Além disso, a segregação facilita a identificação e o manuseio seguro dos resíduos por parte dos profissionais de limpeza e coleta, contribuindo para um ambiente hospitalar mais seguro e responsável. A prática responsável de gerenciamento de resíduos não só atende a exigências legais, mas também promove a sustentabilidade e a preservação da saúde coletiva e do meio ambiente.