Com o aumento dos casos de Covid-19, Santa Casa retoma o uso de máscaras na Instituição

Devido ao aumento de casos de COVID-19 e outras doenças virais, a Santa Casa de Ribeirão Preto retomou a obrigatoriedade do uso de máscara para todos os visitantes e acompanhantes durante toda a permanência nas dependências do hospital.

Desde o final de dezembro do ano passado, as internações por COVID-19 aumentaram consideravelmente, passando de uma média de 1 ou 2 por mês no último trimestre de 2023 para mais de 20 casos em 2024.

Os funcionários também foram orientados a utilizar máscaras como medida preventiva para evitar a propagação de vírus entre os pacientes e colaboradores.

A Santa Casa reforça que a prevenção continua sendo a melhor forma de proteção contra a COVID-19 e outros vírus, e solicita a colaboração de todos para manter as medidas de higiene e distanciamento social. Destaca ainda a importância da vacinação atualizada como parte essencial na luta contra a propagação do vírus.

Entenda a importância do uso da máscara no ambiente hospitalar:

1. Prevenção de infecções respiratórias: As máscaras ajudam a evitar a propagação de bactérias e vírus que causam infecções respiratórias, como gripes, resfriados e tuberculose, protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde.
  2. Proteção contra a disseminação de microrganismos: No ambiente hospitalar, onde pacientes com diferentes condições de saúde estão presentes, o uso de máscaras reduz a disseminação de microrganismos entre os indivíduos, ajudando a evitar surtos de doenças infecciosas.
  3. Segurança durante procedimentos invasivos: Durante procedimentos médicos que envolvem a exposição a fluidos corporais, o uso de máscaras é essencial para proteger os profissionais de saúde contra possíveis contaminações.
  4. Prevenção de alergias e sensibilidades: Algumas pessoas podem ser sensíveis a certos produtos químicos ou substâncias presentes no ambiente hospitalar. O uso de máscaras pode ajudar a reduzir a exposição a esses agentes irritantes, prevenindo reações alérgicas.
  5. Cumprimento de regulamentações de segurança: Em muitas instituições de saúde, o uso de máscaras é parte integrante das regulamentações de segurança e protocolos de controle de infecções, garantindo a conformidade com padrões de qualidade e segurança.