Santa Casa de Ribeirão Preto recepciona novos residentes em evento multiprofissional

Na manhã desta sexta-feira (1), teve início a recepção dos novos residentes da Santa Casa de Ribeirão Preto, marcando um momento especial para os egressos. O dia começou com as boas-vindas do provedor da instituição, Sr. Fernando Toro, que ressaltou a importância deste momento na carreira dos futuros médicos e a contribuição que eles trarão para a instituição e para a comunidade.

“É com grande satisfação que damos as boas-vindas aos novos residentes da Santa Casa de Ribeirão Preto. Estamos muito felizes em recebê-los em nossa instituição e ansiosos para compartilhar conhecimento e experiências ao longo dessa jornada de aprendizado e crescimento.”, disse.

Na sequência, o superintendente da Santa Casa de Ribeirão Preto, Dr. Marcelo Di Bonifacio, falou sobre as características de relacionamento e o impacto que a instituição tem na comunidade. Ele destacou a história da Instituição, como o primeiro hospital do município, ressaltando sua ligação intrínseca com a comunidade e sua missão de atender às suas necessidades.

“Este é um momento de alegria, de chegada, de novas energias na Santa Casa de Ribeirão Preto. É com grande satisfação que recebemos vocês em nossa instituição, prontos para iniciarem uma jornada de aprendizado e crescimento profissional. Como superintendente, é uma honra dar as boas-vindas a cada um de vocês neste dia especial. O sucesso dessa nova etapa vai depender diretamente da dedicação, do carinho com o paciente, do relacionamento com a instituição e com os colaboradores, e, claro, de muito estudo e dedicação.” – declarou. Dr. Marcelo Di Bonifacio

Durante o evento de recepção dos novos residentes na Santa Casa de Ribeirão Preto, a Dra. Lídia Torres, coordenadora da COREME e responsável pelo Hospital de Ensino, compartilhou valiosas informações sobre a estrutura e os serviços oferecidos pela Instituição. Além de discorrer sobre aspectos como a quantidade de leitos, indicadores de desempenho e a rede de urgência e emergência, a Dra. Lídia também contextualizou o significado da residência médica e ressaltou a importância do bem-estar e da satisfação no ambiente de trabalho e aprendizado.

“É fundamental que compreendamos a estrutura e o funcionamento do hospital onde iremos desenvolver nossa formação. Aqui na Santa Casa, dispomos de 263 leitos cadastrados pelo CNES, sendo 169 SUS, uma ampla rede de urgência e emergência, além de sermos uma Instituição Acreditada padrão ONA e reconhecidos como Hospital Amigo da Criança. A residência médica não se trata apenas de adquirir conhecimento técnico, mas também de cultivar um ambiente de trabalho onde nos sintamos realizados e motivados. Afinal, nossa felicidade reflete diretamente na qualidade do cuidado que oferecemos aos pacientes.”, disse Dra. Lídia.

A realização de um evento de recepção e integração para os novos residentes da Santa Casa de Ribeirão Preto desempenha um papel fundamental no início de suas jornadas profissionais. Esse evento não apenas marca o começo de uma nova etapa em suas carreiras, mas também proporciona uma oportunidade valiosa para se familiarizarem com a instituição e os diversos setores que a compõem.

A integração de diversos setores do hospital é crucial para proporcionar aos residentes uma compreensão completa do funcionamento da instituição e dos protocolos a serem seguidos. Isso inclui não apenas o setor jurídico, o CCIH (Centro de Controle de Infecção Hospitalar) e o Encarregado de Dados (DPO), que aborda questões relativas à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas também o Núcleo Interno de Regulação, responsável por coordenar o acesso dos pacientes aos serviços necessários dentro do sistema de saúde, e o setor de Tecnologia da Informação, que desempenha um papel fundamental na implementação de sistemas de informação seguros e eficientes para o manejo de dados clínicos e administrativos. Essa abordagem multidisciplinar é essencial para garantir a qualidade do atendimento, a segurança do paciente e a conformidade com normas legais e éticas.

A interação com profissionais de diferentes departamentos não apenas enriquece seu conhecimento prático, mas também promove uma compreensão mais holística do ambiente hospitalar. Além disso, esse evento proporciona uma oportunidade única para os novos residentes estabelecerem conexões interpessoais com colegas de trabalho e líderes da instituição, contribuindo para o desenvolvimento de uma rede de apoio e colaboração ao longo de sua jornada de aprendizado.

Em última análise, a realização desse evento demonstra o compromisso da Santa Casa de Ribeirão Preto em oferecer um ambiente de trabalho acolhedor, inclusivo e orientado para o desenvolvimento profissional de seus residentes.