Diretoria Hospitalar apresenta Desdobramento da Estratégia Institucional da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto

Nesta quinta-feira (7), a Diretoria Hospitalar apresentou o desdobramento da estratégia institucional, reiterando os compromissos de gestão, delineando os fluxos de processos organizacionais e estabelecendo expectativas de entregas a curto, médio e longo prazo. A iniciativa visa não apenas otimizar a eficiência operacional, mas também alinhar os objetivos da instituição com as necessidades da comunidade e os avanços na área da saúde. Destaca-se ainda o compromisso de promover uma governança participativa, que favoreça o engajamento e a colaboração ativa entre todos os colaboradores e lideranças.

“É essencial que o desenvolvimento siga com estratégias estruturadas. Afinal, um planejamento sem execução é ineficaz. A estrutura de governança participativa, baseada nos valores institucionais, como humanidade, excelência, colaboração, inovação, ética e sustentabilidade, forma uma base sólida para uma cultura organizacional centrada nas pessoas e no desenvolvimento contínuo por meio de aprendizado e melhorias.” destacou o gestor hospitalar, Marcelo Soares.

Soares enfatizou ainda sobre a importância do perfil ativo das lideranças e da entrega de resultados mensuráveis e palpáveis para o crescimento e a excelência da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

“É fundamental que mantenhamos um perfil ativo, focado na entrega de resultados sólidos e mensuráveis. Além disso, é importante ressaltar a importância da formalização dos processos, documentando-os seguindo o padrão da Qualidade, pois dessa forma, estabelecemos metas em deadlines realistas e objetivas para garantirmos que nossas estratégias sejam concretas.”, declarou Marcelo Soares.

Cleberson Coimbra, gestor financeiro, destacou as metas e perspectivas de redução de custos e otimização de recursos, enfatizando o compromisso com o crescimento e a perenidade da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

“Nessa abordagem, nos atentamos aos indicadores tanto na esfera pública quanto privada. Além disso, discutimos a ampliação da oferta de serviços de saúde, a expansão de nossos serviços e a fidelização, ressaltando o conhecimento e a expertise da Santa Casa para uma execução assertiva em metas robustas.”, afirmou.

Além disso, Cleberson mencionou o planejamento da redução das despesas operacionais para custear a estrutura apresentada, com as lideranças acompanhando de perto os centros de custo para uma gestão ainda mais eficiente dos recursos. Por fim, enfatizou a importância de racionalizar custos visando uma administração financeira sustentável.

Alessandra Biachini, gerente assistencial, abordou a estruturação da Coordenação de Enfermagem nos diversos setores do hospital, destacando o papel do “gestor do cuidado” que permeia a assistência como um todo, garantindo que os processos ocorram conforme planejado. Além disso, Alessandra explicou o redesenho do modelo assistencial.

“O redesenho do modelo assistencial de enfermagem é de suma importância para a gestão hospitalar, pois contribui para uma melhor organização e otimização dos recursos, além de promover uma assistência mais eficiente e centrada na segurança e qualidade do serviço prestado ao paciente.”, explicou Alessandra.

Entre os benefícios para a gestão hospitalar, Alessandra enfatizou a padronização dos processos, a identificação de oportunidades de melhoria e a promoção de uma cultura forte e participativa, fundamentais para garantir a excelência na prestação de cuidados e o alcance dos objetivos institucionais.

A apresentação do desdobramento da estratégia institucional representa um momento significativo para a Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, evidenciando o compromisso com a excelência na gestão e na prestação de serviços de saúde à comunidade. Por fim, o gestor hospitalar Marcelo Soares ressaltou o compromisso com o aprimoramento contínuo, a governança participativa e a busca por resultados concretos e tangíveis.

“Acreditamos que a implementação eficaz dessas estratégias não apenas fortalecerá ainda mais instituição, mas também promoverá um impacto positivo e duradouro na vida daqueles que servimos. Estamos confiantes de que, juntos, continuaremos avançando e aprimorando os serviços prestados à comunidade”, finalizou.