Santa Casa de Ribeirão tem novo Gestor Hospitalar: Marcelo Soares assume com proposta de transformação e avanços na governança corporativa

Com uma sólida trajetória na área Administrativa Hospitalar e Saúde Suplementar, Marcelo Soares acumula mais de duas décadas de experiência em liderança de equipes de alta performance, planejamento estratégico e implementação de projetos inovadores. Além disso, Soares coordenou políticas de educação corporativa, implementando modelos tanto presenciais quanto online, e participou ativamente na produção de eventos científicos abertos à comunidade.

Modelo Assistencial integrado às Práticas de Qualidade e Segurança do Paciente.
A transição para um modelo assistencial integrado não apenas representa uma evolução estratégica, mas também uma revolução na forma como concebemos e entregamos cuidados de saúde. Ao alinhar as práticas educacionais, pesquisa, sessões clínicas e interdisciplinaridade às especificidades de cada unidade assistencial, testemunhamos não apenas uma melhoria quantificável na eficiência e qualidade dos serviços, mas também uma transformação cultural na prestação de cuidados. Este modelo não apenas valoriza a expertise de profissionais de enfermagem, mas também nutre o terreno para uma colaboração sinérgica entre diferentes disciplinas de saúde, promovendo um ambiente onde a inovação e a excelência tornam-se a norma.

Segundo Soares, a Governança Corporativa também será um pilar de sustentação ao novo modelo já que assume um papel fundamental no modelo proposto. Ela estabelece diretrizes para uma gestão eficaz, transparência e responsabilidade em todos os níveis da organização, sendo essencial no setor da saúde para a gestão efetiva de recursos, alinhamento estratégico, mitigação de riscos e promoção de práticas éticas. Uma governança corporativa eficiente contribui para a sustentabilidade organizacional, fortalece a confiança dos stakeholders e favorece o alcance dos objetivos institucionais.

“Estou entusiasmado com a oportunidade de contribuir para o crescimento e aprimoramento da Santa Casa de Ribeirão Preto. Minha expectativa é que, juntos, possamos construir uma Instituição ainda mais sólida, focada na governança corporativa, transparência e qualidade assistencial sempre com olhar voltado ao paciente e bem-estar da comunidade que servimos”, disse Soares.

A provedoria idealiza na nova gestão um redirecionamento no modelo assistencial com ênfase renovada na qualidade e segurança do paciente. Essa perspectiva procura aprimorar a eficácia clinica e a experiência do paciente, introduzindo práticas e protocolos direcionados para a excelência no atendimento.

O provedor da Santa Casa de Ribeirão, Fernando Toro, destacou as expectativas para o ano de 2024 na Instituição e ressaltou a importância de novas iniciativas.

“Em 2024, estamos focados em expandir ainda mais nosso alcance com iniciativas de conscientização e de assistência, fortalecendo os laços com a comunidade. Acreditamos que a saúde é um bem coletivo, e continuaremos a trabalhar arduamente para enfrentar desafios e alcançar ainda mais conquistas. 2024 é um ano repleto de oportunidades, e estamos confiantes de que, juntos, construiremos um futuro cada vez mais saudável e próspero para Ribeirão Preto e região.”, disse Toro.