Maternidade: Projetos “Primeiros Passos” e “Árvore da Vida” estimulam vínculo afetivo e humanização na Santa Casa de Ribeirão Preto

Santa Casa de Ribeirão Preto iniciou, neste mês das mães, dois projetos na maternidade: “Primeiros Passos” e “Árvore da Vida”. As iniciativas foram elaboradas com o propósito de fortalecer o vínculo entre a comunidade e a instituição, representando um marco na promoção de cuidados de saúde centrados na humanização. Ambos os projetos têm como objetivo eternizar recordações do nascimento do bebê, por meio da arte e do carinho.

Projeto “Primeiros Passos”

O projeto “Primeiros Passos” consiste em carimbar os pés dos bebês em ilustrações de mascotes, para criar uma pegada do recém-nascido, que se assemelha as patas do bichinho. Isso resulta em uma ilustração personalizada contendo o nome, a data, o horário, o tamanho e o peso de nascimento da criança. O intuito é que a mãe a leve para casa e decore o quarto do bebê com essa lembrança especial do dia do nascimento.

Além disso, o projeto inclui uma touquinha personalizada com o mesmo mascote, fornecida pela Santa Casa Saúde, operadora do plano de saúde da Santa Casa. São disponibilizadas oito opções de mascotes, cada uma com três cores de fundo diferentes para a mãe escolher.

Para o provedor da Santa Casa e presidente da operadora Santa Casa Saúde, Fernando Toro, essa iniciativa exemplifica o compromisso da instituição em promover experiências humanizadas e memoráveis para as pacientes, demonstrando a criatividade e a sensibilidade em encontrar maneiras significativas de celebrar a vida e a chegada de novos membros às famílias.

“Somos a maternidade com o maior número de nascimentos na cidade, com uma média de 1.500 novas vidas por ano. Poder proporcionar projetos que estimulam o vínculo com nossa instituição, tanto para as mães beneficiárias de convênios quanto para as do Sistema Único de Saúde (SUS), é extremamente gratificante. Isso demonstra nosso cuidado e carinho com a comunidade e com as novas vidas pelas quais somos responsáveis por trazer ao mundo”, afirmou Toro.

O projeto foi elaborado pelo Departamento de Comunicação e Marketing, sob a responsabilidade da jornalista Gleice Lira, que fez pesquisas de referências de design para a criação de materiais gráficos para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Durante o processo, ela teve a ideia de não apenas eternizar os primeiros passos dos bebês nascidos na Santa Casa, incorporando mascotes personalizados da Instituição, mas também de expandir esse conceito de humanização e identidade visual para outros setores e projetos do hospital. Entre eles, práticas de Terapia Ocupacional para crianças internadas na pediatria e para as estratégias de marketing em posicionamento de marca da operadora Santa Casa Saúde.

“A intenção não é apenas registrar os pezinhos dos bebês, mas também incorporar essa lembrança como um vínculo institucional. Queremos que essa iniciativa vá muito além de um simples carimbo ou ilustração, mas que se torne uma recordação palpável que as famílias possam expor em seus lares, materializando o acolhimento, o carinho e o cuidado de um hospital com uma tradição e história de 128 anos de serviços prestados à comunidade. É um privilégio estruturar projetos como esse, principalmente contando com o apoio e a confiança da gestão da Santa Casa”, disse Gleice.

Marcelo Soares, gestor hospitalar, ressaltou que a iniciativa captura a inocência e a curiosidade dos pequenos desde o nascimento, marcando seus primeiros passos na jornada da vida.

“O projeto ‘Primeiros Passos’ é um testemunho de afeto e conexão, entrelaçando a arte, a medicina e o calor humano para celebrar o milagre da chegada de uma criança. A imagem delicada dos pés de um bebê é o retrato do vínculo que compartilhamos com cada família, acompanhando-os em seus primeiros passos rumo a um novo capítulo de suas vidas”, ressaltou.

Soares falou ainda sobre o projeto “Árvore da Vida”, iniciativa que busca eternizar o vínculo único entre mãe e bebê. Consiste em realizar um carimbo da placenta, transformando-a em uma ilustração única. Cada impressão se torna um registro tangível da jornada de amor, cuidado e nutrição que ocorre durante a gestação.

“O projeto ‘Árvore da Vida’ permite que cada família carregue consigo não apenas memórias, mas também uma representação física e palpável do início da vida de seu bebê. Com esse projeto, celebramos e honramos a placenta, que representa o amor incondicional e a proteção que envolvem cada momento da gestação. Ao transformá-la em uma ilustração, “O projeto ‘Árvore da Vida’ permite que cada família carregue consigo não apenas memórias, mas também uma representação física e palpável do início da vida de seu bebê.

Com esse projeto, celebramos e honramos a placenta, que representa o amor incondicional e a proteção que envolvem cada momento da gestação. Ao transformá-la em uma ilustração, criamos uma lembrança única e significativa, capturando a jornada que cada família vive até a chegada do seu tão esperado bebê”, declarou Soares.

“Cuidar com o coração e agir com excelência” é um grande projeto da Santa Casa de Ribeirão Preto, que abraça as diretrizes de qualidade e humanização, orientando cada passo da equipe. “Afinal, é nos laços afetivos que encontramos o verdadeiro significado da assistência à s Projeto ‘Árvore da Vida’ é representação física e palpável do início da vida do bebê”, conclui o gestor.