A Santa Casa de Ribeirão Preto realizou o treinamento da Educação Corporativa, sob o tema “Caminhos para a Excelência e Estratégias de Liderança”. A gerente de Gestão de Pessoas, Cristiane Nascimento, abriu o evento destacando a importância de temas fundamentais para aprimorar o funcionamento da instituição, fortalecer sua cultura organizacional e qualificar ainda mais os responsáveis por conduzir os processos de maneira eficiente e ética.
No treinamento, foi abordada a relevância das normas e rotinas para garantir a eficiência e a consistência nas operações diárias da Santa Casa. Ao compreender e seguir procedimentos estabelecidos, os colaboradores contribuem para a qualidade dos serviços prestados e a segurança dos pacientes, promovendo uma cultura de excelência operacional.
Outro ponto essencial discutido foi a liderança, um pilar fundamental para o desenvolvimento e a motivação das equipes. Apresentados pela Bianca Morais Zerbinato, enfermeira do treinamento e desenvolvimento e responsável pela educação corporativa, os participantes tiveram a oportunidade de aprender técnicas eficazes de liderança e comunicação. Estar sob a orientação de profissionais qualificados proporciona aos colaboradores uma visão mais ampla e estratégica, preparando-os para inspirar e engajar seus colegas, resultando em um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.
Marcelo Justiniano, analista de gestão de pessoas e líder de recrutamento e seleção, iniciou a capacitação abordando sobre a missão, visão e valores da Instituição e reforçou a importância da prática para a efetivação da cultura organizacional e o estímulo a melhoria contínua. Além disso, o treinamento abordou a gestão de conflitos, reconhecendo a importância de lidar com divergências de forma construtiva e respeitosa.
Durante a apresentação, Marcelo enfatizou a relevância de oferecer feedback de maneira adequada aos colaboradores, destacando como isso é fundamental para o desenvolvimento profissional e para o fortalecimento das relações interpessoais. Ao aprender a resolver conflitos de maneira eficaz e a fornecer feedback construtivo, os colaboradores tornam-se mais habilidosos na gestão de suas relações, promovendo um clima organizacional mais harmonioso e produtivo.
Tallysson Santos, Encarregado de Dados (DPO) da Santa Casa de Ribeirão Preto também lecionou no treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Tallysson explicou as diferenças entre dados pessoais e sensíveis e reforçou que a cultura de segurança de dados é um conjunto de valores, práticas e comportamentos dentro da organização que promove a proteção e o respeito aos dados.
Essa cultura envolve conscientizar os funcionários sobre a importância da segurança da informação, implementar políticas e procedimentos, e promover uma mentalidade de responsabilidade compartilhada em relação à proteção dos dados.