Santa Casa de Ribeirão Preto sedia encontro da Fehosp

A Santa Casa sediou, ontem (27), o encontro promovido pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) no salão nobre da instituição. A reunião contou com a participação de mais de 40 hospitais filantrópicos e beneficentes da região.

O presidente da federação, Edson Rogatti, e a gerente-técnica, Maria Fátima da Conceição, conduziram a reunião e apresentaram os principais projetos realizados pela instituição.

A pauta também tratou sobre a rotina e a luta das entidades para manter o atendimento e aprimorar o nível da assistência prestado aos pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, foram apresentados os cursos de capacitação profissional oferecidos aos federados, através do programa Educasus/Telemedicina, Sistemas de Gestão (Proadi), Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein. Rogatti falou também das reuniões com a Presidência da República e Ministério da Saúde, da instalação da Frente Parlamentar, dos Hospitais de Ensino, sobre contratualização e ações judiciais das Santas Casas.

O provedor da Santa Casa de Ribeirão Preto, Amauri Elias Calil, participou do encontro junto do superintendente, Dr. Marcelo Di Bonifacio, da diretora-administrativa, Odete Mondini Guimarães e de gestores do hospital, filiado da federação.

Assessoria de Imprensa

Missa na Santa Casa de Ribeirão Preto celebrou a beatificação de Madre Clélia Merloni

Durante a Semana Missionária Cleliana (16 e 24 de março) foi realizada uma missa na Capela da Santa Casa de Ribeirão Preto para celebrar a beatificação de Madre Clélia Merloni, reconhecida pela Igreja Católica em 03 de novembro de 2018 (em Roma), pelo milagre ocorrido no hospital em 1951.

Durante a missa também foi realizada a entronização do quadro da Madre Clélia Merloni. Estiveram presentes na celebração as irmãs do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, (IASCJ) fundado pela Madre, o provedor do hospital, Amauri Elias Calil, diretores, funcionários e fiéis.

A beatificação de Madre Clélia Merloni foi reconhecida após o milagre alcançado ao médico Dr. Pedro Ângelo de Oliveira Filho, ocorrido na Santa Casa de Ribeirão Preto.

  

Assessoria de Imprensa

Formatura de Médicos Residentes

Na última sexta-feira, 22, foi realizada a cerimônia de entrega de certificado de conclusão de Residência e Especialização Médica, na Santa Casa.
Um momento importante para todo o hospital, atualmente a instituição possui 15 programas de residências médicas credenciados, além de especializações, sendo referência como Hospital de Ensino.

Participaram da solenidade o superintendente do hospital, Dr. Marcelo Di Bonifacio, o gestor do Hospital de Ensino, Dr. Luiz Eduardo Amaral Muniz, a coordenadora da Coreme (Comissão de Residência Médica), Dra. Lídia A. Marin Torres, o diretor técnico, Dr. Luiz Antonio Araújo Dias, o diretor clínico, Dr. Luiz Claúdio Mega, além de médicos preceptores e familiares. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O ano de 2018 foi muito importante para o hospital, através de recursos próprios e de emendas parlamentares foram adquiridos muitos equipamentos para a Santa Casa.

Dentre eles, balança tipo plataforma, balão intraórtico, banho maria, bisturi, bomba de infusão de seringa, cardioversor, carro de emergência, carro maca avançado, carro térmico, desfibrilador, eletrocardiógrafo, forno industrial, freezer, maca, maca elétrica, máquina unitarizadora de medicamentos, monitor multiparâmetros, monitor para ressonância magnética, oxímetro de pulso, serra perfuradora (Drill), ventilador pulmonar pressométrico e volumétrico.

A Santa Casa é um dos únicos hospitais da região que possuem o monitor para ressonância magnética Expression MR400, o equipamento eleva a capacidade de monitorização no ambiente de ressonância ao nível “beira do leito”, e facilmente conecta-se ao sistema de TI do Hospital. Além disso, o monitor permite levar mais parâmetros de qualidade para a sala de ressonância como SINC (SpO2, IBP, NIBP e CO2), alarmes que redefinem a inteligência preventiva, tela widescreen de LED 15″ com a mesma facilidade de uma interface de leito, e uma combinação exclusiva de aprimoramento de ECG do paciente à forma de onda.

Equipe de neurocirurgia da Santa Casa participa de aperfeiçoamento na Alemanha

Parte da equipe de Neurocirurgia da Santa Casa de Ribeirão Preto participou do Sam’s Comprehensive Neurosurgical Week – curso da ABNc (Academia Brasileira de Neurocirurgia), realizado em Hannover, na Alemanha, entre os dias 02 e 08 de dezembro.
O curso integrado entre Brasil e Alemanha promoveu a discussão de temas pertinentes à área, de técnicas de microcirurgias e seminários com a equipe do Profº Ph.D. Madjid Samii, médico neurocirurgião, um dos mais conceituados do mundo, Presidente da Sociedade Internacional de Neurocirurgia.

Participaram do curso os médicos Dr Luiz Antonio Araujo Dias Junior e Dr Nicollas Nunes Rabelo, ambos integrantes da equipe de neurocirurgia da Santa Casa de Ribeirão Preto.